terça-feira, 24 de maio de 2016

Releitura é cópia, prô?

Não, releitura não é cópia! E eu acrescento com o que eu sempre falo em sala: "se eu quisesse igual, eu fazia cópia para vocês colorirem". Mas não se sintam mal, essa dúvida é comum até entre os adultos. As pessoas tendem a não entender o que e para que serve uma releitura. 



E por mais que eu tenha tentado, algumas pessoas permanecem na dúvida. Então hoje em uma conversa muito legal com o Alex do 4ºD, ele usou uma forma diferente de explicar o que é releitura e eu adorei tanto, que esse post surgiu. Ele disse que a releitura é como uma paródia! SIMMMMMM! Perfeito, Alex! 


Paródia: sabe quando a gente pega uma música e muda a letra dela? Muitas vezes fazemos até palhaçada? Mudamos por uma letra engraçada? Ou quando fazemos uma letra em português para a música estrangeira? E quando ouvimos uma palavra em inglês, mas mudamos para uma parecida em português? Isso TUDO é paródia! E a releitura nada mais é do que isso: pegar algo que existe e transformar em algo novo. Ainda semelhante ao antigo, mas novo! De cara nova!



Original


E para deixar ainda mais claro, escolhi um dos retratos mais relidos da história dos retratos: A Mona Lisa de Da Vinci. E suas várias releituras! Acredito que dessa forma, entendemos que releitura não é mesmo uma cópia do original, certo? :) 









Releituras










  


 




Bom feriado, pessoal! Até segunda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário